terça-feira, 13 de outubro de 2009

O QUE É NAMORAR?


Namorar é um aprendizado, um exercício das potencialidades do coração humano criado para amar. Namoro é uma busca pessoal e inter-pessoal da própria capacidade de se doar e se pôr a serviço de alguém como um dom, uma oferta de felicidade; como uma real ajuda para completar alguém em seu ser, para ajudar alguém a realizar em plenitude sua vocação e razão de viver. É este período e forma de relacionamento, para verificarem a própria capacidade de mútua doação. Assim, namorar é uma maneira típica de amar, distinta de outros tipos de amor, como por exemplo, o amor conjugal.
Amigos(as) jovens: propiciar felicidade ao outro é muito mais do que horas de encantamento, romantismo, curtição, sensações, emoções fortes, paixão...
Tempo de namoro é tempo precioso de revelação mútua, não tanto de coisas e características superficiais, mas do mistério profundo de suas pessoas humanas. É processo de auto e mútuo conhecimento do que cada qual é e quer ser.
Mais do que fascinação por uma beleza especial, mais do que a irresistível atração... mais do que deslumbramento que procura agradar com palavras bonitas, mais do que encantamento por ter sido escolhido(a) ou desejo de possuir alguém como um objeto...
Deslumbramento e sedução; arrepios e tudo mais é necessário e belo em quem ama, mas para ajudar a amar. É como o murmúrio de Deus que te convida a sair de sua casa fechada e ir ao encontro do outro; amar é, pois, muito mais, e o namorar deverá descobri-lo.
É querer o outro livre e não escravo, ajudá-lo a se libertar do egoísmo e caprichos infantis para que ambos possam dizer um ao outro “te amo” ser serem levados apenas por seus desejos e impulsos.
Namorar será aprender sempre melhor a dar sem objetivo de receber troco, é confiar tanto em alguém a ponto de preparar uma fidelidade para a vida inteira, é preparar-se para um projeto de vida para toda a vida, para um compromisso que dure sempre. Por tudo isso, namorar é um exercício para jovens já amadurecidos em idade e em espírito.

Nenhum comentário: