sexta-feira, 9 de outubro de 2009

HISTÓRIA DA PASTORAL DOS NAMORADOS EM PARELHAS

Durante sua atuação em Parelhas como Vigário Paroquial, o Pe. Rivaldo acompanhou vários jovens e adolescentes, envolvendo-os em grupos de formação como Coroinhas e Banda Boa Nova.
Observando e acompanhando estes jovens, percebeu que muitos vivenciavam a experiência do namoro e que necessitavam de uma orientação mais específica, foi aí que surgiu a idéia de formar Grupos de Jovens Namorados, onde os mesmos pudessem se encontrar para trocar idéias, partilhar suas dificuldades e conquistas e receber formação orientados por coordenadores e um conselheiro espiritual.
A idéia foi acatada e apoiada pelo Pároco Alcivan que, juntamente com o Pe. Rivaldo, convidou alguns casais integrantes das Equipes de Nossa Senhora para coordenar os grupos.
Abertas as inscrições, muitos jovens aderiram ao novo projeto, formando-se quatro grupos com aproximadamente dez casais em cada um. Após o primeiro encontro com todos os grupos, as reuniões passaram a acontecer nas residências dos próprios jovens, como forma de envolver as famílias dos mesmos, buscando parceria e apoio para o trabalho.
Ao longo desta caminhada, prestes a completar seis anos, muitos encontros foram realizados: reuniões mensais de formação onde abordamos temas relacionados ao namoro, família e vivência cristã, palestras com temas relacionados à Campanha da Fraternidade, sexualidade e afetividade, seminários sobre drogas e doenças sexualmente transmissíveis, retiros, momentos de Adoração ao Santíssimo Sacramento, celebrações, comemorações do Dia dos Namorados, São João, Natal, lazer, etc., muitos temas foram debatidos, Evangelhos partilhados, experiências vividas, laços de amizade e confiança foram criados e aprofundados. Testemunhamos tantas vitórias e também angústias: namoros terminados, noivados assumidos, casamentos realizados, aquele que passou no vestibular, a que conseguiu o primeiro emprego, o ente querido que se foi... colocamos em comum nossos medos e ansiedades, sonhos e projetos: “Quando dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, Eu estarei no meio deles”. A cada novo encontro experimentamos a graça de estarmos unidos ao Senhor, libertando-nos do “EU” para construir o “NÓS”.
A Pastoral dos Namorados encontra-se sempre pronta a acolher novos integrantes, aqueles que ousam optar pelo diferente e vivem o namoro com a seriedade e o compromisso que esse relacionamento exige, afinal: "Quem faz do amor um passatempo, descobre que com o tempo, passa o amor!"
Hoje contamos com a orientação do Pe. Emanuel e com a colaboração dos demais padres da paróquia e caminhamos com a certeza de que uma boa semente foi plantada e, se de toda boa semente germina uma boa árvore, toda boa árvore produz bons frutos.

Nenhum comentário: